Saiba mais sobre como funciona a impermeabilização de sofás


 

A aplicação de produtos impermeabilizantes, apesar de ser mais popular em sofás, pode ser feita também em colchões, almofadas e todo o tipo de móvel cujo revestimento use tecidos, como poltronas, cadeiras estofadas, pufes e banquetas. Além de proteger contra a penetração de líquidos de consistência aquosa ou oleosa, a impermeabilização evita que a poeira impregne nas fibras do tecido dos estofados, mantendo-os limpos e na tonalidade original por mais tempo.

A aplicação do impermeabilizante cria uma resina que envolve a trama do tecido e faz com que o líquido seja repelido ao entrar em contato com a superfície impermeabilizada.

Cada tecido tem uma reação diferente ao impermeabilizante, por isso alguns estofados podem precisar da reaplicação do produto antes de outros. Além disso, algumas substâncias são mais resistentes ao produto, como urina de animais, tintas de caneta e batom, e podem manchar os estofados, mesmo impermeabilizados.

A resina que reveste o estofado impermeabilizado não altera as características do tecido, que mantém a mesma cor e textura. O produto usado no processo é um líquido e a aplicação consiste na pulverização dele, por meio de uma bomba que gera efeito spray, sobre o móvel. Um conjunto de sofás com tamanho padrão, com peças de dois e três lugares, pode ser impermeabilizado em uma hora, em média.

Durante a aplicação, é preciso tomar cuidados de segurança e prestar atenção aos equipamentos que devem ser usados pelos aplicadores.

 

Limpeza e manutenção de estofados impermeabilizados

Um estofado impermeabilizado pode ser limpo de uma a duas vezes por semana com o uso de aspirador de pó para remover a poeira que se acumula sobre o móvel. Caso algum líquido seja derramado sobre o tecido, o procedimento correto é removê-lo com o auxílio de papel absorvente. Mas, atenção, você não deve pressionar ou esfregar a toalha de papel contra o líquido, pois isso pode fazer com que ele penetre no tecido.

Todos os móveis impermeabilizados podem ser lavados. Após três ou quatro anos da aplicação, o impermeabilizante estará menos eficaz e o estofado vai precisar ser limpo de forma mais intensa.

Um sofá impermeabilizado e usado durante um ano, por exemplo, quando for lavado voltará ao seu estado original de conservação, já um sem impermeabilizante, provavelmente terá manchas encardidas que não saíram depois da lavagem e as cores do tecido estarão desbotadas.

 

Fonte.